Um exame retal completo e minucioso é um componente importantíssimo quando examinamos um cavalos com dor abdominal. Entretanto só deve ser realizado quando há segurança para o avaliador e para o animal.
Em alguns casos, os achados do exame retal indicam claramente uma doença específica. No entanto, com mais frequência, o exame retal não fornecerá um diagnóstico específico, mas sim informações sobre a gravidade do problema.
Mas em qualquer uma das situações antes de mais nada devemos ter claro duas premissas:
1. Os achados deste exame devem sempre ser considerados em conjunto com os resultados do exame físico, sondagem nasogástrica, abdominocentese e outros possíveis exames/achados.
2. Para identificar anormalidades durante a palpação precisamos antes de mais nada saber oq é possível palpar em um equino saudável.
Obs: este exame só pode ser realizado por Médico(a) Veterinario(a) e tem apenas a função diagnóstica, nunca deve-se tentar fazer manipulação de alças por está via!!!
.
Quer saber mais sobre este e outros temas relacionados a síndrome Cólica em equinos, faça parte da nosso grupo de estudos VIP. (Para Inscrições acesse o link).