O conhecimento de Anatomia, Fisiologia e Biomecânica é de fundamental importância quando pensamos em alterações locomotoras em equinos. Quanto mair sua familiarização com a anatomia por exemplo, mais fácil será o reconhecimento de qualquer anormalidade, sendo assim o direcionamento tanto do tratamento quanto das medidas preventivas será mais efetivo.
Na foto é possível identificar no terço médio do III metacarpiano (III MC)mais externamente o Tendão flexor digital superficial (TFDS), na sequência o Tendão flexor digital profundo (TFDP) com seu ligamento acessório ou Check inferior e rente ao terceiro metacarpiano, não destacado por pinças, encontra-se o Ligamento Suspensor do Boleto!!
Os tendões e ligamentos são estruturas anatômicas muito fortes que possuem a importante função de sustentar altas cargas e tensões, tanto com o Equino em estação quanto em movimento. São estruturas altamente exigidas e por isso lesões nesse complexo aparato são frequentes, (cerca de 11 a 46℅ dos cavalos atletas apresentam algum tipo de lesão tendínea ou ligamentar) o que prejudica a performance do cavalo, seja para o trabalho ou para o esporte. O reconhecimento precoce de anormalidades nestes casos é determinante para o sucesso da terapia.
Sendo assim vale a pena perguntar mais uma vez… E aí, você já estudou anatomia hoje?